sábado, 8 de setembro de 2012

O fator extracampo

Com a punição revertida, Jonathan Vilma tende a contribuir muito, principalmente, no fator extracampo
Por: Felipe Ferreira (@felipepf13)

Após ter seu nome envolvido no programa ilegal de premiação a defensores que tiravam seus adversários da partida com violentos tackles, Jonathan Vilma, linebacker do New Orleans Saints, acabou suspenso da atual temporada. Contudo, a punição foi revertida e o jogador ganhou o direito de defender a franquia já a partir da 1ª semana. Algo excelente para o time, sobretudo no aspecto extracampo.

Jogando em Nova Orleans desde 2008, Vilma vem sendo o principal líder defensivo do time desde que chegou. Apenas na última temporada deixou a desejar em função de problemas no joelho que ainda o assombram e, inclusive, impediram que participasse da pré-temporada da equipe e faça com que seja desfalques nas primeiras semanas.

Não se sabe ao certo se o jogador será capaz de voltar a atuar no mais alto nível mas é inegável que apenas a presença do jogador no vestiário contribui bastante para um bom rendimento dos Saints.

O linebacker significa muito para o time. Seu senso e sua capacidade de liderança só é comparada a de Drew Bress e são ele e o quarterback que representam os dois principais líderes dentro de campo. Por isso, independentemente do fator físico não permitir que o jogador defensivo jogue em alto nível e ajude dentro de campo como já ajudou, sua simples presença no vestiário e no dia-a-dia já contribuiu muito para um bom ambiente interno.

E a volta do líder se dá em um momento em que sua presença vem a ser muito importante. Embora os jogadores envolvidos nos escândalos das premiações ilegais tenham sido absolvidos, o treinador do Saints, Sean Payton, e toda a comissão técnica seguem suspensos, ou seja, há uma carência de alguém que tenha voz de comando, com isso, Vilma estando no presente no ambiente interno é excelente visto que sua experiência e liderança tendem a acalmar suas coisas e minimizar a ausência de Payton.

No aspecto técnico, a ausência do linebacker não deve surtir tanto efeito. Com a iminente notícia de que ficariam sem ele para esta temporada, os Saints trataram de se reforçar, contratando Lofton e Hawthorne, dois jogadores capazes de ocupar a posição. O fato de haver substitutos a altura no elenco mostra que o tão badalado defensor da franquia deve mesmo ser mais importante fora do que dentro de campo.

Não se sabe ao certo se o físico ajudará Vilma a atuar em alto nível, no entanto, sua presença e liderança fora de campo tem tudo para fazer que ele seja tão importante atuando fora dos campos quanto qualquer MVP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário